Infoscópio

… a ferramenta de informação para quem também usa estetoscópio, microscópio, telescópio, etc.

Anunciados os vencedores dos Prémios IgNobel 2007

Posted by Manuel Montenegro em Outubro 5, 2007

sword.jpgForam atribuídos ontem, na Universidade de Harvard, os Prémios IgNobel 2007 (ver post anterior, neste mesmo blog).

Os laureados foram:

Medicina – Brain Witcombe e Dan Meyer pelo trabalho sobre as consequências de se engolir espadas.
Pode obter o texto integral do artigo «Sword swallowing and its side effects», publicado no British Medical Journal, aqui.

Física – Enrique Cerda Villablanca, da Universidade de Santiago, no Chile, por dedicar-se a estudar o problema de como os lençóis ficam enrugados.

Biologia – Johanna van Bronswijk, da Eindhoven University of Technology, por promover um recenseamento de insectos, aranhas, fungos e outras criaturas existentes nas nossas camas.

Química – Mayu Yamamoto, do Japão, que desenvolveu um método para extrair fragrância de baunilha a partir de fezes bovinas.

Linguística – Uma equipa da Universidade de Barcelona por mostrar que ratos não conseguem distinguir a diferença entre uma pessoa que fala japonês de trás para frente e outra que fala holandês da mesma forma.

Literatura – Glenda Browne, da Austrália, pelo seu estudo sobre o artigo “the” (o, a, os, as, em português) e o seu tratamento por pessoas que pretendem colocar uma lista em ordem alfabética.

Paz – Laboratório Wright, da Força Aérea dos Estados Unidos, por instigar pesquisa e desenvolvimento de uma arma química que provocaria comportamento homossexual generalizado entre soldados inimigos.

Nutrição – Brian Wansink, da Cornell University, por investigar os limites do apetite humano ao alimentar voluntários com um prato de sopa que nunca se esvazia.

Economia – Kuo Cheng Hsieh, de Taiwan, por patentear um artefacto que captura ladrões de bancos lançando uma rede para prendê-los.

Aviação – Patricia V. Agostino, Santiago A. Plano e Diego A. Golombek, da Universidad Nacional de Quilmes, na Argentina, por descobrir que medicamentos contra a impotência podem ajudar hamsters a recuperar-se de sintomas de jet-lag.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: