Infoscópio

… a ferramenta de informação para quem também usa estetoscópio, microscópio, telescópio, etc.

Será plágio, será gente?… gente não é certamente!

Posted by Manuel Montenegro em Outubro 11, 2007

Esta história foi tornada pública há dias, na newsletter da Universidade de Linköping (Suécia).

Em 7 de Março de 2006, alguns investigadores das Universidades de Linköping e Uppsala e do Kungliga Tekniska Högskolan (Real Instituto de Tecnologia) publicaram o artigo «Optimization of ionic conductivity in doped ceria», nos Proceedings of the National Academy of Sciences (vol. 103, nr. 10, pp. 3518-3521).
Até aqui, tudo bem… Mas, em Setembro de 2007, outros autores publicam «Determination of dopant of ceria system by density functional theory», no Journal of Materials Science (vol 42, nr. 17, pp. 7461-7466).

Trata-se de um artigo com um título diferente e de autores diferentes, mas que consegue a proeza de ser ri-go-ro-sa-men-te igual ao anterior artigo, o tal de 2006. Vou repetir: ri-go-ro-sa-men-te igual … E, para que não fiquem dúvidas, esclareço que “igual” significa que o texto é o mesmo, palavra por palavra, linha por linha, vírgula por vírgula, que os quadros são iguais (com uma pequena variação na formatação e um elemento novo introduzido no quadro do artigo mais recente), e que a bibliografia consultada também é a mesma (pudera!).
Dizem as más-línguas que se trata de plágio. A própria editora do segundo artigo, a Springer, anunciou já que vai fazer uma averiguação aprofundada, a ser publicada oportunamente no Journal of Materials Science, para explicar como é que foi possível esta situação não ter sido detectada antes, no decurso do moroso e rigoroso processo de peer review que é suposto fazer-se nas publicações científicas.
Consta também que o artigo de 2007 poderá ser retirado da versão online do Journal of Materials Science. Para que os leitores deste blog não fiquem privados desta preciosa pérola, e para que possam confirmar com os seus próprios olhos aquilo de que falo, resolvi cometer uma ilegalidade e colocar uma cópia do artigo aqui.
O artigo original está disponível gratuitamente aqui.

(Este post só foi possível graças à colaboração de Augusto Gil, para o título, e de Mary Santana, na verificação da acessibilidade dos documentos em PDF).

Anúncios

Uma resposta to “Será plágio, será gente?… gente não é certamente!”

  1. Graça said

    olha que isso do plágio deve dar muito jeito… sim, porque es-cre-ver dá muito tra-ba-lho!!!!

    G

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: